Ano 8 - Edição 259
13/03/02 a 19/03/02
Miami, FL - USA
Procurar no Gazeta:
As opiniões expressas em
artigos são de responsabilidade de seus autores e não refletem
necessariamente a opinião do jornal. Os serviços de propaganda são de
responsabilidade dos anunciantes.
Sugestões & Consultas:
EUA preparam ambiente especial para crianças na Internet
Um painel de estudos promovido pelo Congresso dos EUA aprovou um projeto de lei que pretende criar uma área segura dentro da Internet especialmente para crianças. Esse ambiente estaria livre de conteúdos com violência, pornografia e outros materiais considerados impróprios.
A lei fará com que a empresa responsável pelos domínios ".us" crie um subdomínio ".kids" para sites destinados a internautas com menos de 13 anos. Com essa tecnologia, os pais poderão eliminar sites de sexo e violência ao programar o navegador de Internet a só aceitar endereços terminados em ".kids.us", segundo o deputado Fred Upton.
"Será algo como um 'playground' seguro, com cercas em toda sua volta. É como a seção infantil numa biblioteca pública", afirmou o deputado.
Upton disse que pressionará pela aprovação do projeto até o final de março, tornando-o lei a partir de julho.
Alguns políticos norte-americanos já vinham pressionando a Icann, entidade que regula o registro de domínios de Internet, pedindo que ela criasse um sufixo ".kids" para os endereços de sites infantis.
Mas, como a Icann é uma entidade internacional independente, o Congresso agora se volta para aprovar a legislação dentro do país.
Por isso, o projeto de lei prevê a utilização de um subdomínio controlado pela empresa NeuStar, que gerencia o domínio nacional dos EUA ".us". A NeuStar seria supervisionada pelas instituições governamentais do governo dos EUA.
A lei não entraria em choque com as regulamentações da Icann e evitaria qualquer problema. Um porta-voz da NeuStar disse que a empresa participa da criação da lei, mas não fez mais comentários sobre o tema.